Os 10 Melhores Álbuns de 2013

Este é um texto de introdução ao post de melhores álbuns lançados durante o ano de 2013. Na verdade, ninguém vai ler isso, pois todos vão pular direto para a lista, porém a gente ta escrevendo isso aqui assim mesmo só pra ficar bonitinho. No entanto, precisamos enrolar, então aí vai uma receita de miojo. Zuera. Foda-se. Vai ver o ranking. Xingar tá permitido.

10. The National – Trouble Will Find Me

10

Trouble Will Find Me é um negócio muito massa dessa banda manera chamada The National. Três anos depois do lançamento do High Violet, o único CD deles que considero perfeito, o sexto álbum dos caras tem um resultado bonito e longe de decepcionar. Quem já acompanha a trajetória da banda certamente curtiu bastante. Trouble Will Find Me traz as faixas pra te fazer se sentir um bostão (Fireproof, Heavenfaced e I Need My Girl) e aquelas pra te fazer se sentir menos bostão (Graceless e Don’t Swallow The Cap) também tão lá. (Rafael Moreira)

Destaques: Graceless, Don’t Swallow The Cap e I Need My Girl

9. David Bowie – The Next Day

9

David Bowie pegou a capa de “Heroes” riscou o nome, jogou um quadrado branco no rosto e pronto TEJE FEITA CAPA DO MEU NOVO CD! Gosto bastante dessa galera velha que não para de fazer coisa boa e esse The Next Day foi uma surpresa pra todo mundo que pensava que o Bowie tinha se aposentado depois de 10 anos sem gravar porra nenhuma. No seu aniversário, ele liberou Where Are You Now? e o troço é maravilhoso. Álbum lançado e Bowie ainda faz um clipe The Stars (Are Out Tonight) com Tilda Swinton. The Next Day é Bowie dizendo sem sutileza que tá de volta. (Rafael Moreira)

Destaques: Valentine’s Day, The Next Day, The Stars (Are Out Tonight) e If You Can See Me.

8. Black Sabbath – 13

8

Aí em pleno 2013 os velhos do Black Sabbath aparecem todos pomposos em suas fraldas geriátricas e com suas comadres a postos com o seu primeiro álbum de inéditas em 18 anos. E deve ser a melhor coisa deles desde Heaven and Hell, sei lá, não fiz as contas. Enfim, o maluco que não se apaixona por God Is Dead? merece os Avenged Sevenfold dos dias atuais. (Felipe Rocha)

Destaques: End of the Beginning, God Is Dead?, Zeitgeist

7. Laura Marling – Once I Was An Eagle

7

Laura Marling (Laurão pros mais íntimos) é aquela moça hipster sem ser vul… PERA, então, quando vazou Once I Was an Eagle, fiquei louca e tentei comprar, só que meu cartão não passou por motivos de excesso de crédito e tive que ficar só com o download mesmo. Mas a verdade é que tanto faz pois esta pequena obra prima é um puta abuso com nossa cara. Ele começa com o pot-pourri (sdds É o Tchan no Hawaii) de onde as gostosíssimas Take the Night Off e I Was an Eagle fazem parte, aí você passa por Devil’s Resting Place e Love Be Brave e, até o fim do disco, você ta todo gozado de lágrimas amargas pela qual Laurinha (ex-namorada do integrante da banda favorita dos membros demitidos) escreve, canta, dança e interpreta. (Leandro Ferreira)

Destaques: I Was an Eagle, Devil’s Resting Place e Love Be Brave

6. Bad Religion – True North

6

O Bad Religion NUNCA faz álbum ruim. Só que nos últimos anos também não vinha fazendo nada que fosse além de somente bom. Até chegar True North. True North é uma porrada do início ao fim e tem pelo menos umas cinco músicas que, se vivêssemos em um mundo decente, seriam cantadas por crianças nas escolas em vez do Hino Nacional. (Felipe Rocha)

Destaques: Past Is Dead, Land of Endless Greed, Dept. of False Hope.

5. Vampire Weekend – Modern Vampires of the City

5

Gente, vocês lembram como o Contra era awesome e legal e doente, porém meio pau no cu? Então, Modern Vampires of the City é exatamente o que foi o Contra, só que bem menos pau no cu. Unbelievers minha músicaaaaaaaaaaaaaaaaaaargh. (Felipe Rocha)

Destaques: Unbelievers, Diane Young, Worship You.

4. Manic Street Preachers – Rewind the Film

4

Nos últimos 10 anos, o Manic Street Preachers só havia lançado um cd realmente bom – Send Away the Tigers, e com Rewind the Film voltou bem, voltou lindo e voltou cheio das graça. Em ritmo lento, cheio de baladas com cara de trilha pra bareco lá do País de Gales, é melancólico e festivo ao mesmo tempo. (Tiago Lipka)

Destaques: Show Me The Wonder, Rewind the Film, (I Miss The) Tokyo Skyline e Anthem For a Lost Cause.

3. Nick Cave and the Bad Seeds – Push the Sky Away

3

Nick Cave é desses que a gente nem precisa se perguntar se o cd vai ser bom ou não – sempre é maravilhoso. Mas desde a dobradinha Abbatoir Blues / The Lyre of Orpheus que o tiozão não mandava tão bem. Ficamos impressionadíssimas. (Tiago Lipka)

Destaques: Jubilee Street, Mermaids e Higgs Boson Blues.

2. Queens Of The Stone Age – …Like Clockwork

2

Esse álbum. Essa banda. Esse show. O massa desse último trabalho do Queens of The Stone Age foi o que veio antes do lançamento. O mais awesome foi um site que você colocava qualquer número pro boneco lá ligar te falando isso aqui no ouvidinho. Além disso, …Like Clockwork, teve um curta animado pra promover seu clima depressivo e mórbido. Começa com Keep Your Eyes Peeled que é bem drogada e o auge da depressão é lá no final com a música título, tendo pelo meio as gatas I Sat By The Ocean, My God is The Sun, Kalopsia e, claro, a delícia I Appear Missing. (Rafael Moreira)

Destaques: I Appear Missing, I Sat By The Ocean, My God Is The Sun e Kalopsia

1. Alice in Chains – The Devil Put Dinosaurs Here

1

Se Black Gives Way To Blue provou que havia sim vida pós-Layne Staley, The Devil Put Dinosaurs Here chega pra dar voadora em quem torcia para que a banda desistisse de tocar, pedindo desculpas por atrapalhar o silêncio da sua viagem. Pesado, melódico, e trazendo uma sonoridade nova – ao mesmo tempo em que se encaixa perfeitamente na discografia da banda. Um pequeno milagre sonoro que ainda tem duas das coisas mais legais do mundo em seu título: demônios e dinossauros. (Tiago Lipka)

Destaques: Stone, Voices, Low Ceiling e Choke

*****

QUASE entraram no Top 10:

  • Joan Jett & the Blackhearts – Unvarnished
  • Nine Inch Nails – Hesitation Marks
  • Paul McCartney – New
  •  Kanye West – Yeezus
  • Arctic Monkeys – AM

*****

A gente também vai publicar as listas individuais que é pra você saber certinho quem votou em quem e poder xingar com propriedade e segurança nos comentários.
Alexandre | Felipe | Leandro Chá | Rafael | Tiago

3 respostas em “Os 10 Melhores Álbuns de 2013

  1. deixar joan jett e kanye west de fora foi a maior sacanagi, mas apenas feliz pelo bostão do Arcade Fire não ter entrado, finalmente um blog com senso nessa atmosfera meu deus
    e brigaduu por terem me apresentado á The National, não conhecia, fodas.

Deixe um comentário