Prazeres Desconhecidos

imagem4(Ren xiao yao, Dir. Zhang Ke Jia – 2002)

Você que digitou Unknown Pleasures no Google e tá chegando aqui neste post achando que vai ler alguma coisa sobre o Joy Division ou até mesmo baixar o álbum, um recado: SE FUDEU, MALUCO. Primeiro que, se tu quer o álbum, compra. Segundo que nosso correspondente em Joy Division me arrancaria o intestino delgado se eu falasse da banda aqui em vez dele.

ou não, pois claramente é inofensiva

ou não, pois claramente é inofensiva

Agora o filme. À primeira vista, Prazeres Desconhecidos é meio bosta. Eu, por exemplo, terminei o filme preferindo ter assistido a uma prova de resistência no pay-per-view do Big Brother durante doze horas com os ~brothers~ e as ~sisters~ trancados em um Fiat Uno e discutindo a redução da maioridade penal. No entanto, após uma boa noite de sono e uma caixa de achocolatado Leco, me veio à cabeça que o longa de Zhang Ke Jia tem muito mais valor do que parece.

imagemO filme segue os jovens Xiao Ji e Bin Bin (sério, o nome dele é Bin Bin – a delícia começa aí). Os dois são as consequências da política chinesa de que cada família só poderia ter um filho, em uma tentativa de diminuir o crescimento populacional. Eles representam uma geração sem irmãos, sem emprego, sem futuro e sem vergonha.

Ambos têm namoradas, cujas características são distintas, porém semelhantes. Bin Bin pega uma menina patricinha, Yuan Yuan, que estuda muito e sonha fazer alguma coisa envolvendo negócios, mas passa os dias sentada em um sofá com o namorado. Já Xiao Ji se mete com Qiao Qiao (gente esses nomes <3), uma dançarina que ao menos tem emprego. O problema é que a querida tá envolvida com um mafioso de alta periculosidade, aí merdas acontecem.

imagem2É interessante que Prazeres Desconhecidos se passa em 2000, um ano de diversos acontecimentos importantes na China, como um incidente aéreo com os Estados Unidos e a escolha de Pequim como sede dos Jogos Olímpicos de 2008. Estes e outros fatos são mostrados ao longo dos 113 minutos, mas nenhum dos protagonistas se importa com o que vai acontecer. Afinal, como diz Bin Bin, “não há futuro”.

O foda é que o filme não é fácil de se assistir. O bicho é mais lento que minha internet discada em 2006, quando eu tentava fazer downloads de ❤ The 4400 ❤ e ver clipes do Good Charlotte ao mesmo tempo. Provavelmente algumas daquelas cenas de cinco minutos chatas pra caralho com os personagens sentados olhando para o nada sem falar uma palavra sequer foram intencionais, com o objetivo de mostrar a apatia da galera em relação ao mundo etc, mas não deixa de ser um porre.

imagem3

af

Tá, gente. Tchau.

NOTA FELIPE ROCHA: 8

Tiago Lipka: 7

Média Claire Danes do Shitchat: 7,5

4 respostas em “Prazeres Desconhecidos

  1. Achei o filme sem foco, sem ritmo, ali no meio fica um tempão sem dizer nada, mas o arco dramático dos protagonistas é bem interessante, e tem vários bons momentos no início e no final.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s