Depois de Lúcia

after-lucia

(Después de Lucía – Michel Franco – 2012)

Depois de Lúcia começa com um homem numa oficina mecânica buscando um carro “novo”. Em apenas um take, o homem, depois de pegar o carro, o abandona no meio da rua. Esse homem é o pai de Alejandra, a protagonista. Logo depois, ambos novamente estão num carro, se mudando. É perceptível que algo aconteceu – e justo por essa falta de explicação que Depois de Lúcia não engata logo de primeira, porém sinceramente não fazia ideia do que me esperava.

afterlucia2

Alejandra é uma adolescente que mudou de colégio e começa nova vida, faz novos “amigos” e aí começa o inferno. Falar qualquer coisa a mais sobre o filme já pode ser considerado spoiler, já que o grande BANG do filme é como tudo virou um inferno tão enorme e a única coisa legal desse processo é ver o quão promissor Michel Franco é. A câmera tá sempre enfatizando Alejandra, mesmo quando ela não é o centro da cena (a cena da festa no hotel, é apenas impossível tirar os olhos da porta), a direção é sufocante e é o que torna o filme tão interessante. Depois de Lúcia é necessário, necessário pra cacete, gritante e praticamente insuportável de se assistir.

parabeim garoto

parabeim garoto

Porém, Michel Franco não se contentou em apenas dirigir, ele também roteirizou (no caso, a ordem é contrária, mas eu queria falar da direção primeiro ,quem sabe sou eu) e impressionante como Michel Franco atira pra todos os lados e consegue atingir todos pra aquele que aponta. Michel insinua que o culpado é sempre o espectador, aquele que vê e não faz nada (inclusive, faz duras críticas ao uso da tecnologia: acontece, e claro que as pessoas pegam seus celulares pra ligar pedindo ajuda né????? não, pra filmarem, óbvio) ou aquele que vê, sabe o que aconteceu e quando faz algo, é algo negativo, no caso de Alejandra, hediondo. Porém, pra sociedade, a culpa é de Alejandra claro, ninguém mandou fazer o que fez, ela merece ter aquilo que teve e ninguém mais culpada que Lúcia, quem mandou estar no lugar errado, na hora errada.

estômago!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111

estômago!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111

Quando se trata de atuações, Tessa Ia é corajosa até o último segundo, nada daquilo aconteceu com a atriz, mas só de ter encarado o que encarou nas filmagens, sim essa querida precisou de muito preparo psicológico (eu precisaria de no mínima 7 anos pra ser Alejandra) e Gonzalo Vega, Jr é muito bom, suas cenas costumam ser sempre distante, talvez a distância inevitável criado entre pai e filha após Lucia, porém capta perfeitamente a sensação de impotência.

Depois de Lúcia é uma porrada nos dentes, que deixa marca e dói pra cacete quando você passa a língua em cima. Um filme que eu precisava ver, que você precisa ver e que todos nós não precisamos assistir duas vezes, a mensagem (que não precisava existir) foi passada com bastante eficiência.

NOTA LEANDRO FERREIRA: 10

Alexandre Alves: 9,5
Felipe Rocha: 9.5
Marcelle Machado: 9,5
Tiago Lipka: 9,0
Rafael Moreira: 9,0
Ralzinho Carvalho: 9,0

MÉDIA CLAIRE DANES DO SHITCHAT: 9.4

claire_burca

3 respostas em “Depois de Lúcia

  1. minha nota para este filme deveria ser mais baixa, lá pruns 8, pq ele é bem inverossímil, principalmente o terceiro ato porééééééééém meio que não importa porque o impacto do resultado é maior do que os ~truckes~ usados pra chegar nele

    af q pedanth

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s