O Segredo da Cabana

cabininthewoods2

(The Cabin in the Woods – Dir. Drew Goddard)

Há filmes que merecem ser admirados pela maneira ousada e deliberada em que constroem uma mitologia complexa, e em nenhum momento deixam de explorá-la cada vez mais, resultando em obras que desafiam o público, e normalmente se tornam casos de extremos, os que amam e os que detestam. São filmes como Looper – Assassinos do Futuro, Presságio, Donnie Darko e também o caso deste brilhante O Segredo da Cabana*, comédia de terror niilista (ou algo assim) escrita por Joss Whedon e dirigido por uma de suas crias, Drew Goddard, mais conhecido por ser o roteirista do bacana Cloverfield.

este parágrafo está: aprovado

este parágrafo está: aprovado

Obrigada.

O filme acompanha um grupo de cinco jovens que viaja para uma cabana no meio do nada, são advertidos de que não voltarão de lá vivos, tem uma loira gostosa praticamente ovulando na nossa frente, um atleta machão, uma cdf virgem, um cdf gostosão que quer dar uns pegas nela e um maconheiro e uns monstros vão atrás deles.

#Só #que #não

Aliás, mais ou menos. Mas revelar o que há de diferente nessa história seria arruinar toda a diversão que o filme oferece. Basta dizer que se você acha que o trailer revelou coisas demais… pense de novo.

O roteiro de Whedon é competente ao desenvolver sua história e trabalhar a sua mitologia de forma coerente, usando de um humor interessante: até agora não sei se ele estava prestando uma homenagem ou zoando na cara dura. Aliás, é uma pena que por inúmeros motivos não tenhamos uma continuação, mas acho que todos que assistiram concordam que seria diferente ver uma outra versão daquela história, no melhor estilo Remedial Chaos Theory.

'Just so you know, Jeff, you are now creating six different timelines,”  “Of course I am, Abed” - esse mesmo

‘Just so you know, Jeff, you are now creating six different timelines,” “Of course I am, Abed” – esse mesmo

Mas a grande surpresa mesmo é a direção de Drew Goddard, extremamente competente ao lidar com a trama da cabana e a do misterioso “escritório” – e a inteligência do diretor chega ao ápice com a brilhante sequência em que uma vítima é espancada pelo monstro em um monitor, enquanto vemos uma celebração na frente dele. E além disso, toda a condução do terceiro ato é impressionante: o caos da situação é trabalhado de forma admirável, especialmente pela montagem de Lisa Lassek (que, curiosamente, já trabalhou em Community).

Do ótimo elenco, o destaque vai para Richard Jenkins e Bradley Whitford, diabolicamente divertidos. E se Fran Kranz podia ter exagerado um pouco menos no seu personagem chapadíssimo, Kristen Connolly se demonstra uma excelente protagonista, além de ser absurdamente linda. Como curiosidade, pensem que este filme foi concluído antes de Chris Hemsworth ter filmado Thor. Ficou na gaveta devido à falência da produtora, depois foi lançado meio de qualquer jeito (bem depois de Thor), e muuuuuuuuuuuuuuuito tempo depois no Brasil. Só em dvd.

af

af

Enfim, O Segredo da Cabana é uma grata surpresa, com um toque de inteligência que, infelizmente, está um pouco raro no gênero terror. Parece um filme de espírito adolescente, meio inconsequente, tacando o foda-se em tudo (como deixa claro o seu final). E por mais incrível que pareça, isso é uma de suas melhores qualidades.

cabininthewoods4

* Lembrando que nem tudo são flores nessa pequena lista: basta lembrar de A Caixa.

NOTA TIAGO LIPKA: 9,0

Dierli Santos: 9
Felipe Rocha: 8,5
Marcelle Machado: 9,5
Ralzinho Carvalho: 8,5
Wallysson Soares: 7,5
Rafael Moreira: 8,5

Média Claire Danes do Shitchat: 8,6

tumblr_mcll13C71o1rjfsoao1_500

9 respostas em “O Segredo da Cabana

  1. festival do rio merece um abraço por ter trazido essa delícia ano passado, até perdoei que não veio The Master.

    Única coisa que eu não gosto no filme é o nerd de Dollhouse, ele é redicolo. Mas Papai Fisher compensa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s