As Sessões

assessoes3

(The Sessions – Dir. Ben Lewin)

Comédia dramática que acerta ao investir na simplicidade, As Sessões é um belíssimo filme ancorado por performances sublimes de seu elenco. E com uma abertura dessas, já posso garantir que minha crítica será elogiadíssima por quem gostou, e sofrerei bullying dos haters.

af

af, vai se achando, kiridinha

Prosseguindo com a vida.

Conta a história de Mark O’Brien, que sofre de paralisia devido a complicações da poliomelite que teve quando criança. Incapaz de ficar por mais de 4 horas longe do pulmão de ferro (uma máquina que auxilia a respiração), com 39 anos e sentindo que sua hora pode estar chegando, ele começa a ouvir uma voz… inusitada. A do seu PÊNIS.

CALMA CARA

CALMA CARA

Não só isso: decide que aquela voz está correta e procura uma ajuda especializada, que vem através da terapeuta sexual Cheryl, especialista em lidar com deficientes físicos. Porém, as carências afetivas de ambos se confundem, e o afeto entre eles cresce um pouco mais do esperado. Além disso, Cheryl acaba tendo de lidar com mais do que o simples nervosismo de Mark em explorar sua sexualidade: há também a culpa católica devido a traumas do passado.

Escrito e dirigido por Ben Lewin (um sobrevivente da pólio, inclusive), o filme é sensível e delicado ao mesmo tempo em que é direto. E o melhor: não usa o humor para deixar o tema mais leve, mas apenas para desenvolver as relações entre os personagens, já que a seriedade da situação está sempre presente, e é devidamente discutida. O roteiro também acerta no ritmo da história, que se concentra basicamente entre diálogos com apenas dois personagens em cena.

assessoes2

John Hawkes, que revigorou sua carreira depois da monstruosa performance em Inverno da Alma, surge brilhante em cena, investindo num acertado timing cômico, e uma enorme dedicação ao trabalho corporal, e é seguido de perto por Helen Hunt, corajosa, peladíssima e voltando a ser aquela excelente atriz que vimos no ótimo Melhor é Impossível. Vale também mencionar os ótimos William H. Macy e Adam Arkin: o primeiro acerta no tom, e surge carinho e carismático no tom certo, enquanto o segundo estabelece bem o personagem mesmo aparecendo pouco.

Errando apenas ao dar um pouco mais de atenção a personagens secundários em alguns momentos (o porteiro do hotel, por exemplo) e ao soar um pouco óbvio diante de detalhes da trama (o relacionamento com a ex-cuidadora), As Sessões ao menos se mostra coerente no início ao fim, surgindo como um perfeito exemplo de que o tragicômico não precisa ser necessariamente “água com açúcar” ou “picolé de chuchu”.

NOTA TIAGO LIPKA: 9,0

Ralzinho Carvalho: 9,0
Wallysson Soares: 8,0
Felipe Rocha: 7,0

MÉDIA CLAIRE DANES DO SHITCHAT: 8,6666666666666666666666666667

claire danes sorrisinho

Uma resposta em “As Sessões

Deixe um comentário