Moonrise Kingdom

moonrisekingdom1

(Moonrise Kingdom – Dir. Wes Anderson)

Pré-adolescência: quando a inocência da infância começa a ser invadida pelos hormônios. Moonrise Kingdom narra a história de amor de um casal nessa fase, com todo o estilo peculiar de Wes Anderson, diretor de grandes filmes como Os Excêntricos Tenenbaums, Viagem a Darjeeling e Rushmore (que o Blog se recusa a chamar de ~Três é Demais~).

Para quem não conhece o estilo do diretor, aqui vai uma dica que pode ajudar a entender:

twitwesanderson

Dito isso, o estilo visual do diretor (que mais parece um transtorno obsessivo-compulsivo) nunca esteve tão rígido, mas nunca pareceu ter funcionado tão bem: a sequência de abertura, por exemplo, ao mesmo tempo em que revela os personagens e suas relações, sutilmente também estabelece todo o cenário em que a trama irá passar – reparem nos quadros e fotografias.

O roteiro, do diretor em parceria com Roman Coppola, é ainda repleto de sutilezas – dessas que muitos devem ter deixado passar em branco: quando a garota se recusa a dar peixe para o gato, pois ele só come ~comida de gato~, um rápido corte mostra a marca da comida: All Fish. Mas talvez o cúmulo da sutileza seja o relacionamento amoroso que o personagem de Edward Norton tem durante o filme.

moonrisekingdom2

Mas o principal de Moonrise Kingdom é mesmo o romance entre os protagonistas, e se a química entre Jared Gilman e Kara Hayward não fosse mais do que suficiente para isso, Anderson criou a melhor cena de sua carreira (e das melhores do ano passado) na inusitada declaração de amor entre os jovens (outro grande momento do filme: a conversa na cama entre Frances McDormand e Bill Murray). Além disso, o diretor surpreende na maneira sincera e até ousada em como retrata o relacionamento, desde piada sobre pau duro passando pelo simbolismo bem sacado da orelha sendo furada.

Com um elenco dos sonhos em atuações maravilhosas (impossível destacar alguém), o filme ainda é beneficiado por uma trilha sonora criativa de Alexandre Desplat, sujeito cada vez mais onipresente e preciso. Vale também mencionar o trabalho de arte no filme, com cenários e figurinos bem trabalhados numa paleta incrivelmente específica de cores (algo comum nos trabalhos do diretor).

moonrisekingdom3

E para completar, como bem dito pelo comediante Aaron Blitzstein (@BlitznBeans), o DVD de Moonrise Kingdom ainda serve como presente perfeito para aquele amigo hipster e pedófilo.

NOTA TIAGO LIPKA: 10

Alexandre Alves: 9,5
Dierli Santos: 9
Felipe Rocha: 9
Marcelle Machado: 9
Rafael Monteiro: 9
Ralzinho Carvalho: 9

MÉDIA CLAIRE DANES DO SHITCHAT: 9,2

Claire Danes nos ama, mas acha que não sabemos o que estamos dizendo. ❤

tumblr_mb8594rs2W1qgwaixo1_500

9 respostas em “Moonrise Kingdom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s