Bárbara

barbara2

(Barbara – Dir. Christian Petzold)

Em meados da década de 80, com a Alemanha desproporcionalmente dividida, em Berlim existia Barbara, a jovem médica que tava num mal humor tão grande por falta de sexo, que resolveu afrontar as autoridades pra tirar o atraso e assim, foi exilada de seu “país” pra exercer a profissão numa espécie de Barra do Piraí da Alemanha, e aí começa Bárbara.

Christian Petzold filma a ditadura da época de forma curiosa, diferente de esterótipos, é filme com cores sem parecer morto ou algo vindo de um diretor hiper cult da Coreia do Norte. O roteiro economiza palavras, é direto, conta o que é pra ser contado, um filme sem discursos falados, onde os maiores discursos se escondem no modo em que a população daquela cidade vive, e principalmente, Barbara. A personagem centro é interessante por ser uma pessoa extremamente calada, e essa falta de palavras que faz a atuação de Nina Hoss ser tão bacana, carrega a personagem em gestos, pequenas expressões e raros sorrisos.

ai amado, me acorda quando terminar

ai amado, me acorda quando terminar

Mas o filme não é tão legal quanto parece. Os minutos finais conseguem tornar desinteressante tudo aquilo que havia se construído de forma tão bacana, sutilmente somos presenciados com uma ~história romântica~ (tão sutil que se for meio míope, perdeu) e o roteiro nos apresenta uma série de coincidências dignas de um grande e gordo af. Barbara é um filme que vocês não sabiam que existia e provavelmente não vão querer saber do que se trata, um filme onde não é possível viver o âmago da película, não nos permite gozar o cinema, onde não nos permite gozai-vos em nada.

NOTA LEANDRO FERREIRA: 6

MÉDIA CLAIRE DANES DO SHITCHAT : 6, igual a minha, pois ela ficou revoltadíssima porque pensou que o filme ia dar em alguma coisa

Querida Chá de Beterraba: Claire Danes é muito mais do que a opinião de só um membro dessa bagaça, beijos.

tumblr_static_badass

4 respostas em “Bárbara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s