Além das Montanhas

ceiando

(Dupa dealuri, Cristian Mungiu)

“Aquele que vai e aquele que volta não são a mesma pessoa”

Oi, leitores. Oi, haters. Oi, Presidente Gilma.

Hoje o assunto aqui no blog é o filme Além das Montanhas, do romeno Cristian Mungiu. Para você que não sabe, o tio é o mesmo que ganhou a Palma de Ouro de Cannes uns anos atrás com aquela porrada chamada 4 Meses, 3 Semanas, 2 Dias.

ainda chocado

ainda chocado

Então, esse Além das Montanhas conta a história verídica de duas amigas de orfanato que se reencontram depois de um tempo separadas. Uma delas virou freira de um convento tão esquisito que mais parece uma fazenda de alguma série de TV ~ousada~ de algum canal a cabo americano na qual pedófilos, estupradores e assassinos se dividem nas tarefas diárias. A que virou freira resolveu fazer um cosplay de Nicolas Cage naquele filme maravilhoso de bruxa ou sei lá o que (não vi).

3 estrelas pra essa piadinha, champs

3 estrelas pra essa piadinha, champs

Inclusive, fui fazer uma pesquisa no Google Images pra achar uma foto do Cage no filme e achei cada coisa manera, olha só este site maravilhoso.

nic7

chorando

Tá, voltando. Para você que é um preguiçoso, ridículo e sem vergonha que não foi no cinema ver o filme e está aí cagando para o baixo nível das represas brasileiras e aumentando em 200% a conta de luz do papai com o ar condicionado enquanto aguarda a legenda do torrent que – TORÇO MUITO – vai demorar uns duzentos anos só de sacanagem e ainda vai vir toda fora de sincronia só pra você aprender a ir ao cinema, tentarei não dar spoilos. Mas isso não é uma promessa.

O que carrega o filme o tempo inteiro, desde a primeira (maravilhosa) cena, é a relação entre as amigas. O passado das duas é revelado aos poucos: amigas de orfanato, confidentes, sapatas. Uma se sente na obrigação de proteger a outra, mas nenhuma das duas quer ser ajudada. Alina quer voltar para a vida que elas tinham antes, Voichita quer continuar em sua vida atual.

montanha1

acabou as sapatices 😦

Cristian Mungiu não te dá nenhuma informação sobre o que realmente aconteceu. Você não sabe como Voichita resolveu entrar para o Culto das Princesas e o porquê de ela achar que viver sem Facebook é legal, mas você não julga. Você também não sabe se Alina tem alguma doença mental (o hospital não consegue diagnosticar nada) ou se ela está com o capeta na xiromba (os únicos indícios de que há possessão são relatos das próprias freiras), mas você não julga. O grande impacto do desfecho do filme é justamente perceber que, religioso ou não, você condena o resultado do ato, mas não condena ninguém.

a

só essa barba ridícula

Não vou falar da fotografia e nem da utilização da trilha sonora porque isso é meio pedante, mas são dois aspectos fundamentais para o resultado final. E eu não sei onde o Mungiu achou aquelas duas atrizes, que inclusive ganharam o prêmio de Cannes juntinhas, mas eu necessito de mais filmes com as duas.

montanha3

no entanto só o que me vem é filme com esta puta

NOTA FELIPE ROCHA: 9,0

Tiago Lipka – 9,0 – demorou pra assistir, se #fodeo

Média Claire Danes do Shitchat: ainda DEVASTADA com 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias

8 respostas em “Além das Montanhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s